A definição do Dia Internacional da Mulher, foi criada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que gerou grandes protestos referentes as melhores condições de trabalho e salários mais altos. Mulheres empregadas de fábricas de vestuário têxtil, foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque.

Mas o que levou essa data a ser comemorada mundialmente, foi a tese do incêndio provocado na fábrica de Tringle shirtwaist, que ocorreu em 25 de março de 1911 em Nova Iorque. Neste acidente, foram registradas 146 mortes e segundo alguns relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. Esse incêndio é até hoje, o pior da história de Nova Iorque.

O primeiro Dia Internacional da Mulher surgiu em 28 de fevereiro de 1909, quando o Partido Socialista da Inglaterra fez uma declaração. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”.

Após superar muitas décadas de submissão ao homem, a mulher tem desempenhado vários papéis no contexto social. Ela é mãe, esposa, trabalhadora, e em muitos casos é a provedora de uma família. No Dia Internacional da Mulher, vale a pena relembrar as lutas pela conquista da igualdade de direitos.