Como a tecnologia pode ajudar no combate à poluição do ar

Fonte: secovi.com.br

A tecnologia foi uma grande aliada na luta contra a poluição. Hoje em dia, existem diversos tipos de aparatos tecnológicos que são capazes de amenizar a poluição nas grandes cidades – e isso também aconteceu na arquitetura. Afinal, quem um dia iria imaginar que a fachada de um prédio poderia ter mais do que sua função habitual, e absorver toda a poluição do ambiente? Sim, isso é real, foi um projeto da Elegant Embelishments, em Berlim, na Alemanha, e já foi implantado também em um hospital do México.

Daniel Schwaag, um dos diretores do escritório, explica que ainda não é possível medir o quanto de poluição a fachada absorve. “Os fatores que influenciam os resultados não são possíveis de serem controlados. Direção do vento, nível de poluição e de luz estão sempre mudando”, ele afirma, e ainda diz: “O que podemos fazer é provar a atividade da fachada, que testes de laboratório provaram uma redução de 70% das taxas (de dióxido de carbono) em condições favoráveis de vento”.

E se você pensa que no Brasil o quadro é diferente, se engana. A variedade de produtos e tecnologias para ajudar a luta contra a poluição é grande. Como exemplo, podemos citar uma tinta que foi criada para evitar o efeito ilha de calor nos prédios e a proliferação de fungos e bactérias. Esta reflete a radiação e mantem o ambiente fresco, além de ser autolimpante e antifungos.

Claro, todas essas novas tecnologias podem ser acompanhadas de uma velha e boa conversa, que todos nós já ouvimos falar: plantem mais árvores. Não existe tecnologia que substitua a eficiência de uma árvore. Além de absorverem o dióxido de carbono, as árvores também absorvem a água da chuva, ajudando no equilíbrio da umidade do ar e temperatura do ambiente.