Para mães ou pais com filhos pequenos, uma área de lazer para as crianças é essencial na hora da escolha do imóvel. Mas não é só isso que deve ser levado em consideração: a segurança nos parquinhos também é fundamental para o bem estar dos filhos – e para a despreocupação e tranquilidade dos pais.
Claro, se fizermos uma comparação com o playground à moda antiga já são visíveis as melhorias: os brinquedos de ferro deram espaço à brinquedos de madeira ou plástico; o chão de cimento deu lugar à grama sintética e chão emborrachado; entre outras coisas. Por isso, recomenda-se que os pais façam uma vistoria constante nos brinquedos, e escrevam na ocorrência caso vejam algo que pode de errado no playground.
Outra recomendação importante é a presença constante dos pais, principalmente com filhos pequenos. De acordo com a professora da USP Marcia Gobbi, pesquisadora da infância, “os pais podem participar das brincadeiras, mas sem ter uma atitude policialesca”. Ou seja, estando por perto sem caráter super protetor, mas não deixando de lado a supervisão dos filhos.