Sabe aquela barraca de acampamento que você tem em casa? Quantas vezes você já precisou utilizá-la? Poucas, não é mesmo? Mas isso não acontece só com você. Provavelmente, você tem um vizinho que utilizou algum objeto pouquíssimas vezes. Então fica a pergunta: e se você emprestasse a barraca para este vizinho em troca de outro objeto? Este é o conceito do Consumo Colaborativo, em que existe a troca, compra ou empréstimo de objetos usados, evitando a compra de um novo sem grandes motivos. Desta forma, o objeto é utilizado mais vezes, conservando a energia e a matéria-prima que seriam usadas na fabricação de um novo produto. Atitude mais que sustentável!

O conceito ganhou força em 2008, nos EUA, quando o país enfrentava uma grande crise econômica. A ideia era simples: por que comprar um produto novo se o mesmo seria utilizado apenas uma vez? E mais: por que deixar determinados objetos em desuso se tantas pessoas poderiam utilizá-lo? Então, fica a sugestão: que tal tentar inserir esta prática sustentável em seu condomínio?

Nos condomínios essa modalidade também começa a ganhar espaço, além de ser um excelente lugar para propor este tipo de iniciativa. Você pode compartilhar com seus vizinhos aqueles objetos que você quase nunca usa e, em troca, pegar emprestado aquele outro que você precisa naquele momento.

Em um prédio de 20 andares, por exemplo, é possível ter dois kits de ferramentas para servir a todos os condôminos, sem a necessidade de cada um adquirir o seu. O mesmo acontece com bicicletas, caiaques, barracas, que podem ser compartilhadas pelos mesmos moradores. Claro que para isso seria necessário um plano de uso e uma forma coletiva para adquirir e manter os equipamentos.

Pense na possibilidade de inserir o consumo colaborativo em seu condomínio! Converse com seus vizinhos e veja o que eles acham da ideia! Muitas vezes não é preciso ter um bem para usufruir dos benefícios que ele pode trazer. Pense nisso e compartilhe esta ideia com seus familiares e amigos! Quem sabe, daqui a algum tempo, vocês poderão compartilhar com a gente histórias bem bacanas de como o consumo colaborativo melhorou o dia a dia de vocês e a relação com seus vizinhos?

 

Isso beneficia e muito a vida e o bolso, e com o crescimento da internet e o fortalecimento de redes sociais este tipo de atividade se potencializou.

Uma pesquisa realizada pela Market Analysis revelou que 1 em cada 5 brasileiros já ouviu falar ou leu alguma coisa a respeito do consumo colaborativo ou compartilhado, 20% entre as pessoas de alta escolaridade e 42% da classe A. A troca ou venda de produtos usados é a prática mais comum sendo de 73%, seguida pelo aluguel ou empréstimo de bens 15%, aluguel de carro ou carona 13% e contratação coletiva de serviços, 12%.

 
Fonte da imagem: www.consumocolaborativo.cc
Fontes: www.mma.gov.br e www.invespark.com.br