Porque se dá necessária a assiduidade no pagamento das taxas

Fonte: www.antoniofaria.com.br

A pontualidade no pagamento taxas condominiais sempre deve ser algo muito prezado pelo condômino, não só por conta dos juros que correm sobre o valor, mas também porque o atraso da taxa traz prejuízos imediatos, tanto ao condômino, quanto à toda comunidade condominial.

Porém, na maioria das vezes, o grande prejudicado é mesmo o condômino. Este, por conta de seu eventual atraso, pode ser privado do direito votar e participar de assembleias condominiais. Ou seja, sua inadimplência, mesmo que involuntariamente, pode privar um de seus maiores diretos dentro de um condomínio: o direito de opinar, discutir e fazer suas escolhas individuais.

Ainda no ato dos prejuízos imediatos, pela lei, o condômino que não pagar pontualmente a taxa condominial, submete-se ao pagamento de uma multa de 2%, além dos juros de 1% em cima do valor total.

Além de todos esses fatores prejudiciais, não podemos esquecer do desgaste que o próprio devedor passa ao atrasar uma taxa. Na maioria das vezes, a inadimplência pode vir a resultar um ambiente desconfortável e desarmonioso durante a convivência com o síndico ou com os demais condôminos.